Tudo o que um mergulhador mais quer é poder passar o máximo de tempo possível no fundo do mar. E como isso pode ser possível? Nitrox! E por isso, mergulhar com Nitrox é uma das atividades mais populares do mundo.

Nitrox é exatamente o que o nome sugere: nitrogênio misturado com oxigênio. Mas o Nitrox para mergulho tem porcentagem de oxigênio muito maior do que o ar que normalmente respiramos com a intenção facilitar a absorção de nitrogênio.

Mergulhar em Nitrox proporciona tempos de mergulho mais extensos. Por exemplo, ao mergulhar com ar a 18 metros usando seu Planejador de Mergulho Recreativo, o limite não descompressivo seria de 56 minutos em um único mergulho. Entretanto, para a mesma profundidade, mas utilizando o EAN 32%, o limite não descompressivo passaria a ser 95 minutos! Isso significa que você teria um tempo de fundo adicional de 39 minutos nesta situação, um aumento de quase 70%.

Outro benefício de respirar Nitrox é o menor intervalo de superfície. Menos nitrogênio absorvido significa menos nitrogênio para se livrar, o que pode fazer uma diferença notável no tempo necessário para liberar gás na superfície.
É extremamente importante fazer referência às tabelas de mergulho quanto ao tempo adequado de intervalo de superfície para evitar que você ou o seu amigo se arrisquem.


Outro benefício é o menor tempo de descompressão, o que significa que um mergulhador pode fazer intervalos de superfície mais curtos e menos frequentes durante o mergulho. Se um mergulhador só respirar Nitrox nas paradas de descompressão, as paradas serão muito mais curtas, deixando mais tempo para desfrutar do mergulho. Ou seja, o Nitrox possibilitará vários mergulhos repetidos ao longo de sua viagem

E sobre os cursos, qual fazer? SDI ou TDI?

Embora ambos sejam um curso que cobre misturas de nitrox de 21% para 40% com mergulhos sem paradas de descompressão a 40 metros, eles têm um nível muito diferente de conteúdo e público-alvo.

A diferença é simples:
SDI (Scuba Diving International) foca no nível recreativo enquanto a TDI (Technical Diving International) incide sobre o mergulhador mais avançado buscando desenvolver o seu conhecimento e aventura no mergulho técnico.

SDI Computer Nitrox dá orientações mais simples e claras sobre o uso do nitrox para o mergulho de nível de entrada usando um computador de mergulho.

Já o TDI Nitrox é um programa com muito mais profundidade, projetado para o mergulhador à procura de uma sólida experiência em nitrox ou pensando em fazer programas adicionais de mergulhador técnico. EAD, a toxicidade do oxigênio, os limites de exposição, e a exposição ao O2 absorções percentuais e eliminações são estudadas com muito mais detalhe.

Então, qual escolher? Depende do que você busca: recreação ou mergulho profissional?

Nem todo tipo de máscara se encaixa todos os rostos – o mesmo pode ser dito para os seus programas de formação.

Leave a comment