“Batismo” de Mergulho x Discovery Scuba

Quando falamos em “batismo” ou “Discovery Scuba” parece que estamos falando sobre a mesma coisa, não é mesmo? Pois é, só parece, pois são atividades completamente distintas uma da outra. 

Infelizmente, principalmente no Brasil, as pessoas tendem a buscar o caminho mais barato, rápido e fácil para atingir um objetivo, mesmo que para isso ela tenha que abrir mão da sua própria segurança.

Então, quais são as diferenças entre o chamado “Batismo” de Mergulho para o programa Discovery Scuba regulamentado? 

São muitas, mas principalmente cinco são de suma importância: 

  • No “Batismo” não há Regulamentação  
  • “Batismo” Não é um programa oficial
  • No “Batismo” não há Treinamento Prévio
  • No “Batismo” você não aproveitará a experiência como você provavelmente gostaria
  • No “Batismo” você não tem a oportunidade de aproveitar seu treinamento e usá-lo para terminar seu curso de mergulho em águas abertas, o famoso curso básico.

 

Falta de Regulamentação

O chamado “Batismo de Mergulho” não tem regulamentação de nenhuma agência de mergulho. Isso mesmo!!! Não existem regras e normas de segurança, nem instruções de como se conduzir o batismo, nem para no número de pessoas que um instrutor pode levar por vez e muito menos sobre o que o “aluno” estreante deva ou não aprender, ou seja, quem opta por fazer um batismo está literalmente lançando sua vida à própria sorte. 

“Batismo” Não é um programa oficial

E por que eu afirmo que a pessoa que opta pelo batismo está jogando a vida à própria sorte? Ora, muito simples. Eu trago essa afirmação pois existe um orgão chamado WRSTC (World Recreational Scuba Training Counseling) que é órgão regulamentador das normas e padrões do mergulho no mundo todo e essa modalidade simplesmente não existe para este órgão e nem nas agências que fazem parte dele tais como, SDI, SSI, PADI, Naui, Acuc, Idea e muitas outras. 

Por não existir padrões e procedimentos pré definidos e não ser um programa oficial, simplesmente a pessoa que faz o batismo não tem a quem reclamar caso haja um acidente ou incidente. Resumo, você estará juridicamente desprotegido ao fazer um batismo. 

Ausência completa de um treinamento prévio.  

Como não existem regras para o “batismo”, o instrutor não tem a obrigação de fazer nenhum tipo de treinamento teórico e muito menos prático com você antes de expô-lo ao mar aberto. 

Geralmente, o que é feito durante esse tipo de atividade é uma explicação teórica de 15 minutinhos, onde o instrutor irá lhe falar basicamente para não parar de respirar, que o colete boia na superfície, para que você equalize seus ouvidos como você faz no avião e que ele irá controlar tudo para você e que por essa razão você não precisa se preocupar com nada.
Ele só esquece de te avisar que, caso ele tenha um mal súbito, você sequer saberá onde é o inflador automático do colete, não fará a menor ideia de como retornar a superfície e muito menos o que fazer quando chegar lá! 

Uma explicação de 15 minutos antes de você submergir não é suficiente!!! Não se coloque nessa situação!!!

Antes de qualquer pessoa sem experiência querer desbravar o fundo do mar – nem  que seja só para uma experiência rápida – ela deverá aprender sobre  expansão dos gases, equalização, flutuabilidade, noções básicas do seu equipamento, o que fazer em caso de emergência e minimamente como retornar a superfície em um caso extremo. 

Depois disso ela deverá ir para uma piscina ou ambiente de águas confinadas para treinar as habilidades básicas de como usar seu inflador automático, como desalagar um regulador, como desalagar uma máscara parcialmente alagada e por fim passar alguns bons minutos respirando no fundo da piscina e se adaptando com o meio subaquático. Isso é o mínimo esperado antes da sua experiência. 

Você não aproveitará a experiência como provavelmente gostaria

Como acabamos de ver, quando a pessoa opta pelo “batismo” ela também está optando por não receber nenhum tipo de treinamento. Agora, peço a vocês que pensem comigo por um minuto. Imagine que você irá dirigir um carro pela primeira vez, ou lembre-se de quando você o fez. Teve, ou terá, que apertar embreagem, engatar a marcha, soltar a embreagem lentamente ao mesmo tempo que acelera bem devagar e rezar para o carro ir para frente sem sair pulando ou morrendo, não é mesmo? Detalhe, isso tudo acontece ou acontecerá no seu habitat natural (fora d`água) e muito provavelmente em lugar bem controlado, seguro e longe, muito longe de outros carros para evitar um acidente, certo?

Agora, pense em fazer tudo isso, embaixo d`água, em mar aberto, em um ambiente sem controle onde nós sabemos que se entrar água em nossos pulmões morreremos e sem ao menos ter tido tempo de dar os primeiros passos numa piscina tranquila, controlada e com a segurança que se algo der errado é só ficarmos em pé que estamos salvos? Já pensou nisso?

Com base no que descrevemos acima, você realmente acha que ficará tranquilo e aproveitará seu mergulho como você imagina sem ter tido a chance de treinar primeiro? Certamente, não.

Basta analisarmos quantas vezes um aluno chegou ao nosso dive center ou até mesmo a mim diretamente querendo fazer o curso open water com o intuito de tirar o “trauma” do “batismo” ou relatando uma experiência não confortável com o “batismo”.  

Não poder usar o “batismo” para como crédito no seu curso básico

Participando dessa atividade você joga seu dinheiro na lixeira, pois, mais uma vez como o “batismo” não tem regras, procedimentos e nem treinamento, também não tem uma sequência lógica que pode ser comprovada e utilizada como crédito no seu primeiro curso de mergulho em águas abertas, pois você não teve treinamento algum e se não existiu treinamento, logo, não tem o que  se aproveitar. 

O Programa Discovery Scuba é um programa amplamente reconhecido pelo WRSTC e autorizado pelas agências de mergulho ao redor do mundo. 

O programa é completamente oposto ao “batismo” uma vez que o Discovery conta com:

  • Tem ampla Regulamentação
  • É um programa Oficial do WRSTC
  • Tem Padrões e procedimentos de treinamento bem definidos
  • Você aproveitará muito mais a sua experiência 
  • Pode ser aproveitado e creditado para o seu curso open water

Regulamentação

É um programa que conta com regras e normas para segurança, para como o programa será conduzido, para o número de pessoas que um instrutor pode levar por vez e, principalmente, para o que o aluno estreante na atividade deverá ou não aprender, ou seja, quem opta por fazer um Discovery Scuba está amplamente amparado e não somente contando com a sorte.

É um programa Oficial do WRSTC

Por ser um programa amplamente reconhecido e divulgado, ele é regulamentado e aprovado pelo WRSTC garantindo que seu instrutor deverá seguir as regras da agência de mergulho a qual ele pertence para conduzir seu mergulho de experiência. Com isso, você saberá exatamente o que será feito, como será feito e quando será feito, além de ter garantia jurídica em um infortúnio caso de acidente ou incidente. 

Padrões e Procedimentos de Treinamento

Ao participar de um Programa Oficial de Discovey Scuba, antes que você possa ir ao fundo e se encantar com o mudo submerso, você passará por, pelo menos, uma mini aula teórica sobre expansão dos gases, equalização, flutuabilidade, noções básicas do seu equipamento e o que fazer em caso de emergência. 

Depois disso você irá obrigatoriamente para uma piscina ou ambiente de águas confinadas para treinar as habilidades básicas de como usar seu inflador automático, como desalagar um regulador, como desalagar uma máscara parcialmente alagada, ter conhecimento mínimo sobre o equipamento que você irá utilizar em seu mergulho e por fim passar no mínimo 30 minutos respirando no fundo da piscina e se adaptando com o meio subaquático.

 

Você aproveitará muito mais a sua experiência 

Oras, aqui acontece exatamente o oposto do exemplo que dei lá em cima. Por você ter passado por um treinamento prévio, tanto em sala de aula, quanto em um ambiente controlado na piscina, você não fará um “mergulho cego”. Você irá para o seu mergulho de experiência no mar devidamente adaptado e sabendo solucionar problemas básicos caso eles ocorram, ou seja, você irá aproveitar muito, mas muito mais a sua primeira viagem ao maravilhoso mundo sub! 😊

Pode ser aproveitado e creditado para o seu curso open water

E por fim você não desperdiça seu dinheiro. Como o Discovey Scuba é um programa oficial e conta com padrões e procedimentos de treinamento bem definidos, ele pode ser aproveitado como crédito para o seu curso Open Water!!! Isso mesmo! Na realidade, durante o nosso programa de Discovery Scuba você já iniciou a primeira parte do seu curso open water, agora, basta voltar para escola e dar continuidade no seu aprendizado! E o melhor, dependendo da escola, você ainda usará parte do valor gasto com o seu Discovey Scuba como desconto para o seu curso Open Water diver

Estão ai 5 razões muito importantes para que você tome a decisão certa e se inscreva num programa oficial de Discovey Scuba Diver de qualquer agência de mergulho séria e regulamentada e não faça parte daqueles que apenas querem o caminho mais barato, rápido, fácil e muitas vezes errado e que ainda coloque sua vida em risco. 

O programa Discovery Scuba é mais caro? Sim, claro que é! 

Afinal, você irá para sala de aula de verdade, piscina depois para o mar, embarcado ou não, mas irá. Então, é óbvio que não tem como comparar banana com limão e achar que só porque é mais barato vale mais a pena. 

Não, pessoal, não vale, esse é o barato que pode custar o preço mais alto que você já pagou, que é a própria vida. 

Não se deixe levar pelas facilidades, não participe de programas não oficiais, não se engane e não se deixe enganar!!! #ficaadica

Para fazer o programa Discovery Scuba com a escola de mergulho Scubalab Rio, confira nossa agenda e reserve sua ida com a gente. Aqui, você ganha R$400 de crédito no curso Open Water depois.

Rodrigo Neuenschwander

SDI Course Director Instructor Trainer
SDI – TDI Instructor Trainer

Leave a comment